Capuchinha - Dicas para Plantar e Cuidar

A capuchinha é uma planta medicinal, conhecida também como capucina, chargas, flor-de-chargas, agrião-do-méxico, entre outros. Seu nome binomial é Tropaeolum majus L., da família Tropaeolacea.

É uma planta rica em vitamina C, flavonóides, ácidos graxos, carotenoides, sulforeto, ferro, sais minerais e glucotropaeolina, devido à todos esses componentes, é muito usada contra o escorbuto e para o tratamento de resfriados e tosse.

Se você quer saber mais sobre essa planta linda e cheia de propriedades benéficas para a saúde humana, continue a leitura no artigo.



Saiba sobre as utilidades da capuchinha

A capuchinha é uma planta nativa dos Andes, localizado na América do Sul, mas atualmente pode ser encontrada sendo cultivada em outras partes do mundo, como na Europa, América do Norte e Ásia.

Suas flores podem ser encontradas nas cores laranja, amarelo, vermelho, rosa e creme. Assim como as orquídeas, são uma ótima opção para presentear alguém, até porque possui um aroma muito agradável, além de serem muito belas.

Existem muitas plantas que podem ser introduzidas na culinária, e a capuchinha é uma delas. É possível utilizar as folhas e flores da capuchinha em saladas, onde fornece um sabor que se assemelha ao agrião.

Podendo ser utilizada também em chás, infusões e sucos, no entanto é preciso assegurar-se que as mesmas são oriundas de um cultivo sem o uso de agrotóxicos. Mas cuide para não consumir em excesso, pois pode causar efeitos colaterais.

Além disso, a planta é indicada para o tratamento de doenças na pele, falta de apetite, problemas digestivos e infecção urinária.

Plantio da capuchinha

Se você está em busca de uma planta de fácil plantio, a capuchinha pode ser uma ótima opção. Seja para decorar ambientes ou mesmo para o consumo, seu cultivo pode ser feito de maneira bem simples, não demanda de muitos cuidados e ainda possui florescimento e brotação rápidos.

E caso você já possua uma plantação, saiba que o plantio da capuchinha junto à outras espécies, contribui para repelir besouros, pulgões e ainda melhora o crescimento e sabor, de leguminosas e hortaliças.

Ainda para as pessoas que não possuem muito espaço para o cultivo, seu desenvolvimento é também eficaz em vasos e floreiras com terra úmida. As mudas prontas da capuchinha, podem ser adquiridas em viveiros ou em lojas de plantas ornamentais.

O plantio da capuchinha pode ser feito em qualquer época do ano, no entanto desenvolve-se melhor durante a primavera. Com relação às condições climáticas, a planta aceita diferentes ambientes, mas sua flor não é muito resistente à temperaturas muito baixas e geadas. 

O solo mais viável para a plantação da capuchinha são aqueles ricos em matéria orgânica e com boa umidade, vale lembrar que você pode utilizar treliças ou estacas para oferecer um apoio no crescimento vertical da planta.

Agora você já sabe que a capuchinha pode ser um ótimo ponto de partida para iniciar seu jardim. O valor do envelope com sementes e a muda da planta variam de R$1,00 à R$3,00, até seu custo não permite desculpas para não cultiva-la.

Gostou de saber mais sobre a capuchinha? Então compartilhe em suas redes sociais este artigo e não se esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo!